Aos 39 anos, morre Dirceu Pinto, dono de quatro ouros paralímpicos na bocha

O esporte brasileiro perdeu um de seus grandes heróis paralímpicos na tarde desta quarta-feira. Dirceu Pinto, dono de quatro medalhas de ouro nas Paralimpíadas, morreu em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, em decorrência de problemas cardíacos. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Secretaria Especial do Esporte, que faz parte do Ministério da Cidadania, lamentaram a notícia e prestaram solidariedade à família de Dirceu.

O atleta estava em casa quando se sentiu mal durante a madrugada desta quarta-feira e foi encaminhado para o Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, onde permaneceu internado até o meio da tarde, mas acabou falecendo vítima de insuficiência cardíaca. Dirceu sofria de distrofia muscular.

Dirceu Pinto na Paralimpíada — Foto: Marcelo Regua/MPIX/CPB
Dirceu Pinto na Paralimpíada — Foto: Marcelo Regua/MPIX/CPB

O atleta conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos de Pequim, em 2008, e outras duas nos Jogos de Londres, em 2012 – simples e duplas. Além disso, ainda soma uma prata paralímpica por equipes nos Jogos do Rio, em 2016. Dirceu estava afastado das competições há cerca de um ano, mas se preparava para retornar as disputas em 2020. O bicampeão paralímpico também era coordenador do paradesporto de Mogi das Cruzes.

Continue lendo: https://globoesporte.globo.com/paralimpiadas/noticia/aos-39-anos-morre-dirceu-pinto-bicampeao-paralimpico-de-bocha.ghtml