O estado com maior número de inscritos é Pernambuco, com 141 atletas, seguido por Ceará (80) e Rio Grande do Norte (71). Em comparação com 2014, houve um aumento de 122 competidores no cômputo geral. Dos 490 atletas que disputarão medalhas, 257 são do atletismo, 133 da natação e 100 do halterofilismo. A capital pernambucana não recebe uma etapa do Circuito Caixa Loterias há 10 anos, data que marcou o primeiro ano da competição.
O halterofilismo abrirá a disputa em Recife. Na sexta-feira, 27, os atletas começam a brigar por medalhas. Uma motivação a mais é o fato de a etapa Norte-Nordeste servir como seletiva para o Campeonato Regional das Américas, a ser realizado na Cidade do México, em abril. Esta competição, por sua vez, será qualificatória para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015, em agosto. Já as disputas de atletismo e natação começam no sábado, 28, e também serão no Centro Esportivo Santos Dumont.
O Circuito Brasil Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e é patrocinado pela Caixa Loterias. O objetivo do evento é desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
O primeiro semestre de 2015 será reservado para as fases regionais. Além da etapa Norte/Nordeste, a segunda etapa (Rio/Sul) está marcada para Curitiba, de 27 a 29 de março. A terceira (São Paulo), ocorre na capital paulista, de 15 a 17 de maio e a quarta e última regional (Centro/Leste) terá como sede Uberlândia, de 28 a 31 de maio.
As fases nacionais começam no segundo semestre. Todas serão em São Paulo. A primeira será realizada de 3 a 5 de julho, a segunda, de 10 a 13 de setembro e, a terceira, de 5 a 8 de novembro.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Fonte: CPB